Diante do comentário deixado no post anterior que levantou a questão se o profissional de Relações Públicas pode exercer a função de mediador de Web 2.0, acreditamos que sim. Para complementar a nossa opinião, trazemos um artigo escrito antes mesmo de se saber da existencia dessa atividade (mediador de Web 2.0) que relata:
"Nunca as relações públicas tiveram um papel tão relevante como nesta era da comunicação digital. Saber implementar estratégias de relacionamento a partir do monitoramento da saúde digital tornou-se condição essencial para conquistar e fidelizar consumidores, já que não damos mais ouvidos e olhos apenas às mensagens veiculadas na TV, no rádio, nas revistas, jornais ou outdoors. Mensurar e qualificar a presença das marcas nos diversos ambientes on-line virou premissa para definir políticas eficazes de comunicação. Somente assim é possível estruturar ações de relações públicas associadas a ações de marketing que otimizem a presença das marcas no universo digital e, ao mesmo tempo, minimizem os danos causados por comunidades negativas."
Quem quiser ler o artigo por inteiro é só acessar http://www.relacionamentodigita
A saúde digital da empresa, a qual fala o artigo, nada mais é do que a organização obter dos públicos muito mais comentários positivos do que negativos nas diversas ferramentas de relacionamento que compõe a Web 2.0.
E aqui fica a nossa pergunta, quais marcas vcs acreditam que possuem uma saúde digital boa e ruim?
5 comentários:
Olá ex-quase-futuros colegas de profissão...
Parabéns pelo blog. Não deve ser uma tarefa muito fácil manter um blog atualizado e bem visitado. Por isso, não desistam!
Realmente, concordo q o profissional de RRPP tem sim todas as caracteristicas fundamentais na base da profissao para tomar essa funcão de mediador digital, já que envolve diretamente a imagem repassada pela empresa. Afinal de contas é essencial ao profissional zelar pela boa reputação da empresa no mundo virtual, ainda mais nos dias de hj, em que essa mídia reflete o que nos espera no futuro. Porém deve-se tomar cuidado com a supressao de formas de expressao e movimentos que de alguma forma possa se mostrar contrários a politica da organização. Com esse publico em especial, a atuação deve ser cuidadosa, porém eficaz de forma a dissuadir a 'má-impressao' e transformá-los em um público em potencial.
Parabéns novamente pelo blog.
Sucesso na disciplina.
Ah!
Não poderia deixar de fazer um comentário sobre a foto fdo perfil da equipe.
Por que só a Marina está de oculos?
tsctstsc... ela sempre diferente... coitada...
hauahuhauahau
Eu acredito que hoje mais do que ontem e muito mais do que nunca as marcas na internet terão que ser bem geridas para terem uma saúde boa.
Acredito que as marcas que possuem isso, ao meu ver são: Petrobras e Embrapa(Brasil) e IBM e Intel (Internacional).
Gostaria de saber a opinião de vocês, inclusive dos responsáveis por este blog.
Na minha opiniao as marcas com melhor saude digital sao o Banco Bradesco e Real que tem um trabalho interessante principalmente com o publico jovem no caso do Real.
Abraço a todos !
Realmente o Brasil possui várias empresas que se atentaram para a revolução digital que a web 2.0 proporciona e se atualizaram a fim de acompanhar este processo. Entretanto, existem ainda várias organizações que estão fora dessa realidade e ainda não se adequaram ao novo perfil de relacionamento que essa revolução trouxe.
Portanto para as inovadoras meus parabéns e para as "atrasadinhas" já passou da hora de acordarem e se mexerem.
Postar um comentário