sexta-feira, 23 de maio de 2008

Nós, internautas, somos quem faz a web!!!


Encontramos um podcast muito interessante no site da revista Info a respeito da Web 2.0, suas peculiaridades e a importância que o internauta tem hoje na construção do conteúdo da rede.

Do debate fazem parte Fernando Madeira (Diretor geral do portal Terra da América Latina), Carlos Nepomuceno (Coordenador do Instituto de Inteligência Coletiva), Marion Strecker (Diretora de conteúdo do Uol) e Joyce Jane (Editora-chefe do Globo online).

Em algumas passagens percebe-se claramente a interferência e o poder dos internautas na confecção da chamada internet de colaboração.

Sobre a construção deste conteúdo, Carlos Nepomuceno traça 4 modelos de plataforma de idéias onde, em alguns deles a participação do internauta é essencial. Seriam eles:
1. O modelo vertical onde eu publico e ninguém comenta;
2. O segundo é a abertura de um espaço para comentários e o usuário comenta existindo a possibilidade de coordenações e filtragens;
3. O terceiro é a possibilidade do usuário criar informações livremente;
4. O quarto é o modelo wiki, onde o usuário mexe livremente nas informações de outros usuários.

Os quatro modelos são importantes, já estão sendo absorvidos aos poucos pelas empresas e devem-se adequar às ocasiões vividas pelas empresas.

Fernando Madeira ilustra esta realidade ao dizer:

“Com o avanço do poder computacional, das câmeras digitais e dos celulares com maior processamento a gente viu que realmente existe um repórter dentro de nós a cada esquina”.

Pode parecer repetitivo, mas, isso mostra, como todos nós já sabíamos, que as empresas estão em fase de transição e mudanças abrindo canais não só para comentários dos usuários, mas também para fazer parte, interagir e até mesmo mudar o perfil das empresas!

Ai vai o link para esse debate: http://info.abril.com.br/podcast/web1-17092007.mp3

Para quem quiser escutar vale a pena esperar o download!!!

Um comentário:

JR2 disse...

Galeraa...parabéns pelo belo trabalho........
Faço votos para que vocês continuem com o blog e outras ferramentas online mesmo após o tcc.
Temos muito material bom na net, tempos muita gente interessada olhando e pesquisando quem tem um posicionamento ativo na rede. O que, para nós, formandos ou recém-formados é muito bom, pois conheceremos mais e mais pessoas afim de fazer da internet um canal ativo e participativo de troca de infomações e experiências.

Sinceros parabéns.

Ramon Fernandes
www.serrp.blogspot.com